Por Danilo Queiroz*
Depois de mais de dois meses fechados, os parques do Distrito Federal serão reabertos ao público nesta quarta-feira (3/6). O uso pelos frequentadores, porém, será regulamentado e deverá seguir regras de proteção sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para garantir que os usuários irão seguir as novas recomendações, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) irá credenciar professores e estudantes de Educação Física no programa “Seja um Voluntário no Parque”.
A intenção da pasta de esportes do Governo do Distrito Federal (GDF) é que os voluntários auxiliem na fiscalização da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial e no distanciamento social de todos os frequentadores dos parques. Os interessados vão recomendar ainda que os esportistas não utilizem os equipamentos de ginástica instalados nos locais já que, em um primeiro momento, a população poderá apenas realizar corridas, caminhadas, prática de bicicleta, patins e skate.
Segundo a SEL/DF, poderão participar da fiscalização voluntária os profissionais de Educação Física inscritos no Conselho Regional de Educação Física (Cref/DF) e estagiáriosm que serão certificados com horas complementares. Os interessados devem se inscrever no site oficial da pasta em formulário disponibilizado especificamente para a ação. No registro, os candidatos devem informar dados pessoais, de contato e indicar a especialidade na área, assim como o local de preferência de atuação e a disponibilidade de dias e horários.
Clique e se inscreva no Programa “Seja um Voluntário no Parque”
“É hora de ajudar! Os profissionais e estudantes de Educação Física entendem que praticar esporte é saúde, mas o momento exige muitos cuidados e o objetivo é proteger a população da Covid-19. Por isso, a Aecretaria de Esporte e Lazer criou o programa “Seja um Voluntário no Parque”, para que, de uma forma segura para todos, os cidadãos possam praticar atividades sem arriscar a sua própria saúde e a dos outros”, ressaltou a secretária da pasta, Celina Leão.
Saiba mais: Parques do Distrito Federal reabrem nesta quarta-feira
A retomada das atividades nos parques em território candango foi autorizada no último fim de semana pelo governador Ibaneis Rocha. Através do Decreto nº 40.846, o chefe do Executivo local estabeleceu a reabertura de 18 espaços esportivos a céu aberto (veja lista no fim da matéria). Os locais poderão receber público de 6h às 21h. Entretanto, está proibido qualquer tipo de comércio. Atividades coletivas e o uso de banheiros e bebedouros dos espaços também foram vetados.
Confira os parques que serão reabertos nesta quarta-feira:
- Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
- Parque Ecológico do Paranoá
- Parque Recreativo do Gama (Prainha)
- Parque Ecológico do Gama
- Parque Ecológico Sucupira (Planaltina)
- Parque Ecológico do Lago Norte
- Parque Ecológico da Asa Sul
- Parque Ecológico Olhas D´água
- Parque Ecológico Ezequias Heringer (Guará)
- Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul)
- Parque Ecológico Águas Claras
- Parque Ecológico Riacho Fundo
- Parque Ecológico do Areal (Arniqueiras)
- Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia)
- Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga)
- Parque Ecológico 3 Meninas (Samambaia)
- Parque Ecológico do Tororó
- Parque Ecológico das Copaíbas
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esportes, Celina Leão