Por Júlia Mano
Na tarde desta quarta-feira (30/06), o Minas Brasília entrou em campo diante do Santos. Em confronto realizado no CT Sorocaba 1, as brasilienses marcaram 3 a 0 em cima das Sereinhas da Vila e se classificaram para as semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16, com 100% de aproveitamento.
As Mini Minas começaram o duelo marcando o primeiro gol com apenas dois minutos de jogo. A equipe buscou segurar o avanço das santistas com marcação forte e dificultou a movimentação das Sereinhas. No segundo tempo, Nathy Gol marcou mais dois para o Minas Brasília, o que fez as alvinegras cederem à pressão até o fim da partida, com a goleada de classificação do time verde e azul.
Mini Minas abre o placar e santistas têm pressa para empatar
A equipe da capital Federal abriu o placar com gol de Ana Beatriz. Com apenas 2’, a jogadora bateu falta de fora da área e acertou no ângulo. Depois, as brasilienses recuaram para marcar as Sereinhas da Vila e impedir que elas encontrassem espaço para finalizar.
Aos 17’, Isa Viana, artilheira até o início desta terceira rodada, conseguiu furar a zaga do Minas com batida cruzada para o gol, mas Larinha defendeu e impediu o empate. A partir daí, o duelo ficou bastante movimentado com as Sereinhas armando jogadas em busca do gol de empate e as Mini minas segurando as adversárias e apostando em contra-ataques com velocidade.
Chegando ao fim do primeiro tempo, a equipe alvinegra sentiu a pressão das brasilienses e buscaram finalizar com pressa. O que resultou em diversos erros de passe. O juiz Flávio Roberto Mineiro Ribeiro apitou aos 41’, depois de Vitorinha bater falta para o Minas Brasília e a goleira santista fazer uma defesa importante para as paulistas.

Nathy Gol marca dois e consolida classificação
Já no início do segundo tempo, o Minas Brasília buscou manter a posse de bola e infiltrar na área do Santos. As ameaças das Mini Minas resultaram, aos 7’, no gol de Nathy Gol. A atacante foi para cima da goleira e bateu cruzado.
Chegando aos 14’, Vitória, goleira santista, levou cartão amarelo. A jogadora saiu da área para impedir o avanço do Minas Brasília, mas pegou na bola e o árbitro marcou falta a favor da equipe brasiliense. Duda Calazans bateu, mas a bola passou por cima do gol.
O time do Distrito Federal impôs o ritmo durante toda a segunda metade da partida. As Sereinhas da Vila tiveram bastante dificuldade em ultrapassar o meio campo e as brasilienses aproveitaram os erros para, novamente, armar contra-ataques com velocidade. O que culminou no segundo de Nathy Gol na partida aos 17 minutos, em jogada similar ao primeiro gol.
Com 3 a 0 no placar, o Minas Brasília novamente recuou para marcar as Sereinhas e impedir que as jogadoras pudessem criar no lado das brasilienses. Aos 38’, o árbitro apitou e consolidou o avanço das Mini Minas para as semifinais do campeonato.
O que vem por aí
As Mini Minas retornam ao campo no CT Sorocaba na sexta-feira (2/7) para enfrentar o Corinthians. No entanto, a partida ainda não tem horário definido. Caso vença, a equipe do Distrito Federal vai disputar a final do Brasileirão Feminino Sub-16, marcado para às 15h do domingo (4/7).
MINAS BRASÍLIA 3
Larinha; Ana Beatriz (Nayara), Nicole, Maria Luiza, Maria; Nathy Gol ⚽⚽🟨(Ana Laura), Duda Calazans (Thaynara), Mirella, Luana; Vitorinha (Rebeca) e Ana Beatriz ⚽.
Técnica: Ana Paula De Andrade Malmonge.
SANTOS 0
Vitoria Sotero 🟨; Geizi (Kauane), Barbara, Gi Tolezani (Daniela), Gi Mazzotti; Gi Fernandes 🟨, Tati Mayumi, Sofia (Julia Marcolongo), Isa Viana (Gabriela); Ana (Kaka) e Myrelle.
Técnica: Sandra Maria dos Santos