20.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sala de Imprensa #12 – E começará o Entornão 2021

Vítimas de xenofobia, Formosa, Luziânia e Unaí serão a casa do torneio de futebol do DF neste ano

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

Hoje às 15:30 o futebol do Distrito Federal inicia uma nova fase. Ou velha fase?

Luziânia e Brasiliense, jogo comum, repetido dezenas de vezes na história, será novamente em solo goiano. O bom e velho Serra do Lago receberá a partida. Porém, em situação inédita. Agora, só restou ao futebol candango jogar na sua RIDE.

- Continua após a publicidade -

Alvos de xenofobia, os times de Luziânia, Unaí e Formosa foram a salvação para a continuidade do campeonato, proibido de ter jogos por força do decreto do governador Ibaneis Rocha. Segundo o mandatário candango, a continuidade da competição levaria riscos à contenção da proliferação do Covid-19.

Com isso, o Candangão virará Entornão. Serra do Lago em Luziânia deverá ser a principal praça esportivo da competição. Hoje, Luziânia e Brasiliense já jogam no estádio de uma só arquibancada. No final de semana outros dois jogos no estádios, todos atrasados. Em Unaí, mais distante, quem subirá a serra será o Ceilândia para encarar o time da cidade. Em Formosa, o “vizinho” Sobradinho fará do Diogão sua casa.

Alvos de xingamentos e questionamentos, desprezados pelos mais tradicionais, os dois times de Goiás e o mineiro do Campeonato de Futebol do Distrito Federal se acostumaram a desprestigiosa alcunha de forasteiro. Por que não disputam o mineirão e o goianão? É antigo interrogatório dos puristas.

Agora, a competição seguirá no entorno, com todos os demais nove times que tem sede no Distrito Federal sendo obrigados a disputar suas partidas, como mandantes ou visitantes, “levantando poeira, poeira vermelha Poeira, poeira do meu sertão”, tal qual na música de Luiz Bonan e Serafim Colombo.

*Bruno Henrique de Moura é jornalista e advogado. Filho orgulho da Universidade de Brasília, já falou de política e economia no JOTA e no Estadão. No esporte do quadradinho passou por Esportes Brasília, Lance FM, Nova Aliança, Nossa Brasil FM, Ativa FM entre outras. Hoje se divide entre a advocacia, o Distrito do Esporte, bons restaurantes e excelentes bebidas, e o estudo do Direito Penal Militar.

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem diria, hein?! Os (taxados pejorativamente de) forasteiros serão a salvação nesse momento. Quem sabe assim, os muitos que são contra, deixem de fazer comentários negativos. Que prossiga o Entornão!

  2. Você é um dos maiores força-barras do DF. Xenofobia? Além de não entender absolutamente nada de futebol, não domina também o português. Vá entender o conceito de Xenofobia pra não passar por analfa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P