20.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 de abril de 2024

De novo na grama… Novacap volta hospital para o gramado do Bezerrão

Pela terceira vez no dia, Hospital de Campanha tem local de construção alterado. Desta vez, um desnível identificado no estacionamento foi responsável pela mudança de planos

- Continua após a publicidade -

Por Victor Parrini, Bruno H. de Moura e Danilo Queiroz

Em apenas 24h, o Hospital de Campanha do Gama, previsto para o complexo esportivo da cidade, viveu uma epopeia de reviravoltas. Na noite de domingo (28/3), a Novacap iniciou a construção da estrutura no gramado do estádio Bezerrão e pegou de surpresa os bastidores do futebol local, já que dois jogos estavam marcados para o local nesta semana – Gama x Brasiliense, pelo Campeonato Candango, e Treze-PB x Botafogo-PB, pela Copa do Nordeste. No fim da manhã desta segunda-feira (29/3), a companhia decidiu ir para o estacionamento. À noite, porém, voltou para o campo.

Nesse interim, a FFDF decidiu não contar com a mudança de ventos da Novacap e marcou o clássico candango para o estádio Defelê, na Vila Planalto. Já a CBF, responsável pela agenda da Copa do Nordeste, aguardou até o início da noite para confirmar aquilo que o secretário de futebol da governo do DF, Paulo Victor, já havia confirmado ao Distrito do Esporte, o jogo seria no Serejão em Taguatinga.

- Continua após a publicidade -

A nova reviravolta foi provocada por um desnível de 2,4m identificado no asfalto da área externa do Bezerrão. O empecilho foi considerado muito grande para a montagem do Hospital de Campanha. Mais cedo, a Novacap havia informado que o estacionamento também oferecia condições para receber a estrutura, o que acabou refutado pelo problema revelado pela avaliação técnica. Com isso, a companhia decidiu retornar, novamente, para o gramado do estádio. A informação foi divulgada pelo jornalista Marcos Paulo Lima, do Correio Braziliense, no blog Drible de Corpo.

A reportagem do Distrito do Esporte solicitou um posicionamento da Novacap comentando sobre a nova mudança do local de instalação do estádio Bezerrão, no Gama, mas obteve retorno da companhia até o fechamento desta reportagem. A matéria será atualizada tão logo aconteça. No decreto de definição do espaço, o Governo do Distrito Federal (GDF) cita apenas que o Hospital de Campanha ficará no Complexo Esportivo da cidade, que compreende a arena, o estacionamento em questão e outros espaços, como o Centro Olímpico e Paraolímpico.

A informação foi confirmada pela reportagem do Distrito do Esporte. Em nota, a Novacap confirmou que tentou realizar a mudança do Hospital de Campanha para fora das dependências do gramado. Porém, a tentativa não foi bem-sucedida. “A estrutura será montada no Bezerrão, dentro do Complexo Esportivo, conforme projeto inicial. Foi avaliada, ontem, a transferência para o estacionamento do Estádio, contudo, não chegou a ser efetivada e a continuidade da montagem da permanece no gramado”, explicou a companhia.

Em nota oficial, a Secretaria de Esporte e Lazer informou que, com base no Decreto Nº 41.913/2021, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19, e no Decreto Nº 2.301/2020, sobre calamidade pública, do Governo do Distrito Federal. a Secretaria de Saúde e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) solicitaram o estacionamento do Bezerrão para a construção de um dos hospitais de campanha do GDF como medida de enfrentamento à pandemia. A pasta informou, ainda, que que os jogos desta semana previstos para o estádio seriam realocados.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P