19.8 C
Brasília
sábado, 20 de abril de 2024

Copa do Brasil: em sorteio, CBF define adversários de Gama e Real Brasília

Na primeira fase, time alviverde pega a Ponte Preta, enquanto o aurianil mede forças com o América-RN. Times candangos definem vaga em casa

- Continua após a publicidade -

Os times do Distrito Federal já conhecem os primeiros adversários que terão pela frente na Copa do Brasil 2021. Na tarde desta terça-feira (2/3), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, por sorteio realizado no Rio de Janeiro, o chaveamento inicial da competição nacional. Nesta temporada, o futebol candango será representando desde o início por Gama e Real Brasília. Campeão da Copa Verde, o Brasiliense entra na terceira fase.

De volta ao torneio para sua 15ª participação, o Gama caiu na chave 3 e terá como adversário a Ponte Preta-SP. A classificação para a segunda fase será definida em partida única. Por estar em posição pior no ranking da CBF, o alviverde terá o direito de definir a vaga no estádio Bezerrão. Já o time campineiro jogará com a vantagem do empate para seguir adiante no torneio nacional. Quem avançar pegará Marília-SP ou Criciúma-SC.

Debutante na competição nacional, o Real Brasília ficou na chave 10 e fará sua estreia diante do América-RN. Até esta temporada, o clube jamais havia disputado a competição organizada pela CBF. Com isso, necessariamente, tem pior ranking do que o adversário e poderá definir a classificação em casa, no estádio Defelê. Visitante, o time potiguar poderá jogar por qualquer resultado igual para avançar. O vencedor do confronto terá pela frente São Raimundo/RR ou Cruzeiro.

- Continua após a publicidade -
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Apontada como a competição mais democrática do calendário de futebol brasileiro por envolver clubes de todos os estados do país, mais o Distrito Federal, a Copa do Brasil de 2021 terá 80 equipes envolvidas na disputa da primeira fase. Na sequência, outras 12 equipes que disputarão a Taça Libertarão ou que foram campeãs de torneios nacionais e regionais em 2020 irão ingressar diretamente na terceira fase.

A edição de 2021 da Copa do Brasil seguirá o mesmo modelo de disputa adotado nas últimas edições. A primeira e a segunda fases serão disputadas em partida única. Na primeira, o mando de campo pertencerá ao clube com a pior colocação no ranking. Já na fase seguinte, o mando será definido por sorteio. O início do torneio está previsto para 10 de março. As finais ainda não têm data marcada para acontecer.

Jacaré na terceira fase

Outro representante do Distrito Federal na Copa do Brasil, o Brasiliense irá estrear somente na terceira fase da competição nacional. O Jacaré ganhou esse direito por ter sido campeão da Copa Verde de 2020. Na etapa, o time amarelo se juntará aos clubes que sobrevirem das duas primeiras fases do torneio nacional, ao campeão da Copa do Nordeste, da Série B do Campeonato Brasileiro, aos participantes da Libertadores e ao nono colocado da Série A.

Jogos candangos na primeira fase
Gama x Ponte Preta-SP
Real Brasília x América-RN

Equipes que entram na terceira fase
Atlético-MG (Libertadores)
Internacional (Libertadores)
Flamengo (Libertadores)
Palmeiras (Libertadores)
São Paulo (Libertadores)
Fluminense (Libertadores)
Grêmio (Libertadores)
Santos (Libertadores)
Chapecoense (campeão da Série B)
Ceará (campeão da Copa do Nordeste)
Brasiliense (campeão da Copa Verde)
Athletico (9º colocado do Brasileirão)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P